A História do
CTG Lanceiros da Zona Sul
O Centro de Tradições Gaúchas Lanceiros da Zona Sul foi fundado no dia 1º de setembro de 1979, por um grupo de amigos, como um departamento do Ipanema Tênis Clube. Mas, no mesmo ano, o Lanceiros ganhou asas, deixando de ser um departamento de clube para se tornar uma entidade independente. No início, o CTG não tinha sede própria, mas depois de idas e vindas a entidade conseguiu, com a Prefeitura de Porto Alegre, um terreno para que fosse construída a sede oficial - situada na Rua Olávio José de Souza, 469, no bairro Belém Novo, Zona Sul de Porto Alegre.
E quanta história tem para contar! Seu lema traduz sua luta "De lança firme na mão, cultuamos a tradição." O empenho e o sacrifício de todos vai da saída do Pedregulho até o galpão ser o que é hoje.
O CTG conta com quatro grupos de danças tradicionais: Mirim e Escolinha, Juvenil e Adulta (campeão Estadual de danças tradicionais de 2002), e invernada Xiru (campeão Estadual de danças tradicionais em 2014 e Nacional em 2015). Com a Invernada Campeira, Grupo Musical que em 2003 ganhou o primeiro lugar no festival de música "Cante e Encante", com a música Ao sul do meu lugar, de Leandro Berlesi. Temos outro belo espetáculo cultural, o Natal Gaúcho, que vem emocionando todos quantos o têm assistido. Apesar de todas as dificuldades e adversidades, hoje esta entidade com seus mais de quarenta anos, sente-se orgulhosa por todas as conquistas. Daria um belo de um livro...
Seus Fundadores e 1ª Patronagem do CTG:
Sr. Marcelino Maldonado (Patrão)
Sr. Luiz A. de Oliveira (1º Capataz)
Sr. José Zeferino (2º Capataz)
Sra. Edith Farias Leques (1ª Sota Capataz)
Sr. Miguel Lunardelli (1º Guaiaca)
Sra. Eloá Zeferino (2ª Guaiaca)
Sr. Marco Breyer
Sr. Jorge S. Leques
Sr. Adão Garigan
Sr. Guido Salazar
Sr. Dejalma Nunes Vieira



